Caminhões-pipa amenizam impactos da estiagem e da pandemia 08/03/2021 - 12:30
Desde 2019, 101 veículos foram entregues aos municípios. Versáteis, eles podem ser utilizados no abastecimento de água, no combate a incêndios, manutenção de estradas e na limpeza de locais e vias públicas.
Municípios paranaenses tiveram o auxílio de caminhões-pipa para enfrentar a estiagem severa, unificada à pandemia. O Governo do Estado entregou 101 veículos desde 2019, um investimento de cerca de R$ 21,5 milhões, com parte dos recursos oriundos de emendas parlamentares. Os caminhões são viabilizados através de convênios entre as prefeituras e o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
Os moradores de Altônia, no Noroeste do Estado, estão entre os beneficiados. “O município tem 96 poços artesianos para abastecer a população, mas os moradores, principalmente da área rural, precisaram do auxílio do caminhão-pipa para terem acesso à água por causa da estiagem”, disse o prefeito Claudenir Gervasone
O município é agrícola, com produção de leite, soja e mandioca, mas a principal atividade econômica são os 96 barracões aviários. “Esses produtores dependem muito da utilidade do veículo”, completou o prefeito
De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, o caminhão é bastante versátil. “Serve para lavar a cidade, aguar as plantas, na sedentação humana e também na sedentação de animais, com a seca pela qual passamos no ano passado, pois ajudou a evitar a morte de centenas de frangos, peixes e porcos, entre outros”, disse. Os veículos também podem ser utilizados no combate a incêndios e na manutenção de estradas rurais.
FOGO – Em 2020, sete caminhões foram deslocados para ajudar a combater os incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
No município de Inácio Martins, no Centro do Paraná, o prefeito Edemetrio Benato Junior afirma que o veículo, assim que entregue, foi utilizado para combater um princípio de incêndio em uma indústria. “Gastamos praticamente toda a água em estoque no caminhão para combater o incêndio em uma estufa em uma indústria madeireira, além de incêndios florestais”, disse.
Ainda de acordo com o ele, a cidade sofreu diversos focos de incêndios com a estiagem, pois 70% das residências são construídas com madeira. “Além disso, toda a manutenção de abastecimento de água e limpeza de escolas e postos de saúde, durante este período, foi realizada com a ajuda do caminhão", afirmou.
Em Campina da Lagoa, no Centro-Oeste do Paraná, 70% da população depende da atividade rural. “Para o pequeno agricultor esse caminhão foi fundamental. Ajudamos produtores de gado e cooperativas. É a primeira vez em 40 anos que o município recebe um caminhão-pipa", destacou o prefeito Milton Luiz Alves.
PANDEMIA – O prefeito de Arapongas, na Região Norte, Sergio Onofre da Silva, ressaltou que o veículo foi entregue ao município no momento em que eles mais precisaram. “Diante da contaminação que estamos passando, ajudou a manter os lugares públicos limpos e desinfectados”, afirmou.
Ele destacou que o município não precisou arcar com os custos da compra do veículo, repassado a fundo perdido. “Com o Governo nos ajudando, o dinheiro que seria desembolsado para este veículo pode ser aplicado em outras situações, como na saúde da população", completou.
Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/