Vídeos temáticos e eventos online comemoram o Dia Mundial da Água 19/03/2021 - 15:26

Ações acontecem durante a próxima semana. Turismo aquático e de aventura, gerenciamento das bacias hidrográficas, repovoamento dos rios estão entre os temas dos vídeos. Eventos online discutirão a preservação dos recursos naturais no Estado.

 

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, irá divulgar vídeos temáticos durante a próxima semana. Além disso, haverá quatro eventos a partir de segunda-feira (22). Na sexta-feira (26), a Secretaria e a Sanepar promovem o webinar sobre os cinco instrumentos de gestão de Recursos Hídricos.

“As ações buscam a conscientização, preservação e sensibilização das pessoas para proteger os bens naturais e garantir a vida”, afirma o secretário Márcio Nunes.

Os recursos hídricos são destinados ao abastecimento público da água e esgotamento sanitário, uso industrial, irrigação agrícola, produção de energia elétrica, navegação, atividades de lazer e recreação e a preservação da vida aquática. Estima-se que no planeta há cerca de 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água. O Brasil concentra aproximadamente 12% dessa água.

No Paraná, o maior consumo de água se dá para o abastecimento público, com 44% do total, seguido da demanda industrial com 24%, agricultura 20% e pecuária, com 12%.

CRISE – O Estado está há um ano em crise hídrica. Por isso, o dia da água é um momento para discutir a importância desse bem natural, sempre tão abundante no Estado, e que agora está numa condição bastante difícil, lembra o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. “Neste momento de crise hídrica, de pandemia, a população paranaense deve entender que a condição dos recursos hídricos está precária e o uso deve ser consciente”, afirma Gonchorosky.

COMITÊS - O Paraná possui 16 bacias hidrográficas, que somam 196 mil quilômetros quadrados de extensão. O gerenciamento delas é de competência dos 9 Comitês de Bacias Hidrográficas, vinculados ao Instituto Água e Terra (IAT).

Os Comitês são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica, e suas decisões influenciam na operacionalização do setor produtivo do Estado.

“O cuidado com as áreas naturais podem evitar secas e estiagens, que afetam muitos ramos econômicos, como agricultura, abastecimento e eletricidade”, lembra o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

VÍDEOS – Turismo aquático e de aventura, gerenciamento das bacias hidrográficas, repovoamento dos rios, águas subterrâneas, monitoramento dos rios são alguns dos assuntos abordados nos vídeos. Os materiais serão publicados na página do Facebook da Sedest.

EVENTOS – Serão quatro eventos online para discutir os trabalhos que vêm sendo realizados pelo Estado na preservação da água. Confira a programação:

 

Água para o futuro

Data: 22 de março

Horário: 10h

Transmissão: Acesso à transmissão em breve no site do MPPR

Organização: Ministério Público do Paraná (MPPR)

Participações IAT e Sanepar:

- Diretor-presidente do IAT: Everton Luiz da Costa Souza 

- Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar: Julio Gonchorosky

Evento gratuito e ilimitado

 

Curitiba - Rios Limpos

Data: 22 de março

Horário: 14h

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=OH2Rx8Hzo0E

Organização: Rotary Distrito 4730 e Instituto Sobreviver

Participações Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo,  IAT, Sanepar e Simepar:

- Secretário Márcio Nunes (abertura)

- Diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT: José Luiz Scroccaro

- Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar: Julio Gonchorosky

Tema: Experiências em Gestão Integrada de Águas Urbanas

- Hidrólogo do Simepar: Arlan Scortegagna

Tema: Perspectivas e alternativas: proposições para a gestão dos rios urbanos de Curitiba

Evento gratuito e ilimitado

 

Saneamento, Saúde e Covid-19

Data: 25 de março

Horário: 14h

Inscrição: https://bityli.com/SF8WJ

Transmissão: o link de acesso para o webinar será enviado para os inscritos, por e-mail, na véspera do evento.

Organização: Sanepar

Evento gratuito e limitado

 

Os cinco instrumentos de gestão de Recursos Hídricos

Data: 26 de março

Horário: 14h

Inscrição: https://bit.ly/3cJwcTQ

Transmissão: o link de acesso para o webinar será enviado para os inscritos, por e-mail, na véspera do evento.

Organização: Instituto Água e Terra, em parceria com a Sanepar

Evento gratuito e limitado

 

Curiosidades sobre a água no meio ambiente:

 

Você sabia que os javalis podem afetar a disponibilidade de água de um lugar?

Os javalis são espécies exóticas invasoras, que causam grandes problemas ambientais no Paraná, um deles é a capacidade destes animais secarem nascentes de rio, principalmente devido à erosão delas.

 

Você sabia que os rios podem não durar para sempre?

Ao longo de milhares de anos todos os rios se modificam. Alguns aumentam, outros diminuem, novos rios surgem e outros secam. Isso acontece muito devagar, pois os rios se formam de acordo com o formato das paisagens e o solo e as rochas do planeta estão sempre mudando, mesmo que seja muito lento para vermos.

 

Você sabia que os rios podem ajudar na preservação de espécies?

Como exemplo temos a bacia do rio Paraná, que apresenta elevado grau de endemismo (fenômeno no qual uma espécie ocorre exclusivamente em determinada região geográfica) e abriga várias espécies ameaçadas, inclusive ajuda na manutenção de espécies de peixes.

 

Você sabia que o Estado possui atrativos aquáticos nas Unidades de Conservação?

O Paraná possui 71 Unidades de Conservação (UC’s) estaduais, 29 delas abertas para visitação pública, com atrativos hídricos, como cachoeiras, cascatas, rios e lagoas.

 

Você sabia que alguns tipos de vegetação aqui no Paraná são adaptados à falta de chuva?

Na floresta Ombrófila Semidecidual, uma subdivisão da Mata Atlântica, algumas espécies de árvores perdem suas folhas nas estações secas. As plantas transpiram pelas folhas, então perder esta estrutura durante períodos de estiagem é uma forma de evitar a perda de água.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/