Boletim de balneabilidade aponta 53 pontos próprios e três impróprios para banho 28/12/2022 - 14:56
Litoral apresenta dois pontos impróprios e todas as praias da Costa Oeste são próprias. Condições são apontadas com bandeiras azuis e vermelhas.
O primeiro boletim de balneabilidade desta temporada no Paraná foi divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Água e Terra (IAT). A análise da qualidade da água indica pontos próprios e impróprios para banho e para a prática de esportes aquáticos.
Dos 66 locais monitorados do Litoral e em praias de água doce das Costas Oeste e Norte do Estado, 53 são considerados próprios para banho e outros 13 impróprios, sendo 10 deste últimos sempre considerados impróprios, por se tratarem de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar sempre como impróprios, pois drenam áreas urbanas.
De acordo com a análise realizada pelo órgão ambiental, o Litoral tem apenas dois pontos impróprios: Ponta da Pita e o Porto de Cima, localizados em Morretes e Antonina. Todas as praias de água doce da Costa Oeste estão próprias e a única praia monitorada no Norte, localizada no Terminal Turístico do rio Paranapanema, no município Primeiro de Maio, está imprópria para banho e prática de esportes.
PERIODICIDADE – Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba.
Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval. Segundo a bióloga do laboratório de microbiologia do IAT, Beatriz Ern da Silveira, a análise procura a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.
“Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha. É importante que os banhistas se atendem a isso, porque indica onde existe contaminação da água. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros”, disse.
COMO SABER – O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados de forma semanal.
Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.
Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral.
Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)
BALNEABILIDADE
>> O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados de forma semanal.
>> Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.