Castrapet inicia agenda de 2023 e atenderá 29 municípios em janeiro 09/01/2023 - 16:14
A ação começou nesta segunda-feira (9) em São Mateus do Sul. Programa contempla a esterelização gratuita de cães e gatos, conscientização sobre a importância da vacinação, desvermifugação e das visitas periódicas ao veterinário, bem como da guarda responsável.
O Governo do Estado reiniciou nesta segunda-feira (9) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). São Mateus do Sul é o primeiro município contemplado em 2023. A ação acontece nesta segunda e terça-feira (9 e 10) e vai beneficiar 326 animais.
O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.
O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.
“Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas”, explica o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “É um braço do governo estadual para as prefeituras, considerando as dificuldades enfrentadas pelos municípios”.
CASTRAPET - O programa que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.
Desenvolvido no início do primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, até dezembro de 2022 o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil pets. O investimento desde o início do programa até março deste ano somará R$ 15,8 milhões e chegará a 275 dos 399 municípios do Estado. Os recursos são do tesouro estadual e de emendas parlamentares.
Confira o calendário de janeiro:
São Mateus do Sul (09 e 10)
Rio Sul (11)
Inácio Martins (12)
Apucarana (13)
Bituruna (14)
Arapongas (14)
Querência do Norte (14)
Califórnia (15 e16)
Assis Chateaubriand (16/01)
Honório Serpa (16)
Marilândia do Sul (17)
Tamarana (17)
Guaraniaçu (17)
Ramilândia (18)
Boa Vista da Aparecida (18)
Rio Bom (18)
Novo Itacolumi (18)
Faxinal (19)
Ariranha do Ivaí (19)
Santa Terezinha de Itaipu (19 e 20)
Itaipulândia (20)
Iretama (20)
Nova Tebas (21)
Santo Antônio do Sudoeste (21 e 23)
Realiza (24)
Enéas Marques (25 e 26)
Verê (27 e 28)
Itapejara do Oeste (30)
Sulina (31/01 e 01/02)
Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)
CASTRAPET
>> O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.
>> O programa que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.
>> Até dezembro de 2022 o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil pets.