Draga Galileo Galilei faz manutenção e balneários são preparados para receber dragagem 03/08/2022 - 09:49
Nesta semana a tubulação de 4,4 km começa a ser transportada da praia de Caiobá para os balneários, parte via terrestre e parte via mar.
Os balneários de Matinhos, especialmente o Riviera e o Flórida, são preparados para receber a draga Galileo Galilei no próximo mês. Nesta semana a tubulação de 4,4 km começa a ser transportada da praia de Caiobá para os balneários, parte via terrestre e parte via mar.
Este processo leva em torno de dez dias e conta com as interferências das condições climáticas. Da mesma maneira que antes a tubulação foi enviada à praia de Caiobá, é preciso colocar a tubulação no mar com a maré cheia e boa visibilidade.
Enquanto isso, a draga passa por processos de manutenção no Rio de Janeiro, devendo retornar ao Paraná no mês de setembro, quando deve dar início ao processo de dragagem nos balneários de Matinhos. A engorda de toda a faixa de 6,3 km de extensão tem previsão para fixar pronta no mês de novembro.
OUTRAS FRENTES – A finalização da engorda da faixa de areia realizada em Caiobá continua também nesta semana. Deu-se início ao processo de construção do espigão no Pico de Matinhos. A estrutura é uma importante instrumento para garantir a segurança da estabilidade da areia depositada na praia. A previsão é de que o espigão seja finalizado ainda neste ano.
GALILEO GALILEI – A draga Galileo Galilei é um navio de origem belga e esta é a primeira vez que o Paraná recebe uma embarcação com tanta tecnologia embarcada. Este tipo equipamento possui cisterna e propulsão própria, o que permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde dragam a areia, depositam em sua cisterna e em seguida mandam o material pela tubulação que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores farão o espalhamento na parte seca.
Na parte submersa, o próprio movimento das ondas se encarrega de fazer esse espalhamento da areia. A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Seu comprimento total é de 166 metros, com potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar. O navio acomoda uma tripulação de 32 passageiros e foi construída em 2020.
OBRAS - A dragagem é um dos processos das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, com investimentos de R$ 314,9 milhões. A obra é do Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT), e executada pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública.
As obras na Orla de Matinhos preveem, além da engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.
O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.