Lives do IAT explicam processos e importância do licenciamento ambiental 12/06/2021 - 11:38
Eventos fizeram parte da programação do Mês do Meio Ambiente. Um dos focos foi que o licenciamento ambiental não pode ser encarado como obstáculo, mas ferramenta para que os empreendimentos gerem empregos, renda e qualidade de vida.
Na programação do Mês do Meio Ambiente, proposta pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o Instituto Água e Terra (IAT) promoveu dois dias de eventos online sobre o licenciamento ambiental.
O evento do primeiro dia e o do segundo dia estão disponíveis no YouTube. Eles foram realizados pelo Escritório Regional do IAT em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado.
De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, o licenciamento ambiental não pode ser encarado como obstáculo para a geração de empreendimentos. “Trata-se de uma ferramenta norteadora para que os empreendimentos possam se traduzir em geração de empregos, impostos, renda e, principalmente, qualidade de vida para as populações”, afirmou.
- IAT emite Licença de Operação da primeira fase de ampliação da Klabin
- Empresas podem se inscrever para a certificação Selo Clima Paraná 2021
Segundo ele, debates como esses são importantes para que todos possam entender como o licenciamento ambiental pode ser feito de modo a preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
A gerente de Licenciamento Ambiental do IAT, Ivonete Chaves, e o técnico da Divisão de Licenciamento de atividades poluidoras do IAT, Altamir Hacke, ministraram a palestra sobre a questão legal. De acordo com ela, as questões que envolvem o licenciamento ambiental surgiram há 40 anos, com a Lei Federal nº 6.938/1981.
“É esta Lei que define que atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva e potencialmente poluidoras, ou que podem causar degradação ambiental, devem se submeter ao licenciamento ambiental”, disse.
Durante os dois dias de evento, foram apontadas as mudanças da legislação, assim como a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão ambiental estadual.
Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/