Onça-parda encontrada em área urbana é devolvida à natureza 28/08/2020 - 12:00
O animal surpreendeu moradores de São José dos Pinhais nesta quinta-feira (27) após ser visto por uma criança no alto de uma árvore no terreno da residência da família, que acionou os órgãos competentes.
Uma onça-parda encontrada na área urbana do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi devolvida ao habitat natural nesta sexta-feira (28) por agentes do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde. A ação foi acompanhada por biólogos do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
O animal surpreendeu moradores da região nesta quinta-feira (27) após ser visto por uma criança no alto de uma árvore no terreno da residência da família, que acionou a Polícia Ambiental. Assustada, a onça-parda ficou várias horas em cima da árvore e chamou a atenção dos moradores do bairro. Para o resgate do animal, o IAT acionou um veterinário do zoológico de Curitiba, que utilizou um tranquilizante no animal com a ajuda de um dardo.
O IAT fez a articulação com outras instituições para que ela passasse por todos os procedimentos clínicos necessários que avaliaram se estava apta para ser devolvida à natureza.
“É um animal saudável, macho e jovem, de aproximadamente 50 quilos, e que ainda está em estado asselvajado. Como ele ainda vai estabelecer o seu território, a devolução dele ao meio ambiente preserva a espécie e faz com que ela se mantenha na natureza”, explica Tauane Ribeiro, bióloga do IAT.
De acordo com ela, não é comum encontrar esses animais próximos a residências, mas isso pode acontecer devido à expansão urbana.
Segundo o capitão João Serpa, do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde, a parceria entre todos os órgãos envolvidos possibilitou o retorno da onça ao seu habitat natural em menos de 24 horas. Ela foi encontrada ao meio-dia desta quinta e devolvida ao meio ambiente por volta de 10 horas desta sexta.
“Isso mostra que é possível dar um encaminhamento correto ao animal, evitando a morte da espécie. Temos a obrigação de dar uma pronta resposta para preservar esses animais de qualquer situação”, disse o capitão. “A solução foi dada no mesmo instante, com o isolamento da área até que os especialistas conseguissem concluir os atendimentos necessários”, completou.
CUIDADOS – Ao encontrar animais deste porte em áreas urbanas, a orientação é acionar os órgãos competentes e não se aproximar. Devido às características e instintos não domesticados, espécimes selvagens não devem ser resgatados pela população para garantir sua própria segurança e também a dos animais.
É possível acionar o Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde pelo telefone 180, o Corpo de Bombeiros do Paraná (181) ou, ainda, o escritório regional do IAT mais próximo. Em Curitiba o telefone do órgão ambiental é (41) 3213-3038.
Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/