Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica será aplicado na região de Lagamar 10/04/2019 - 11:50

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) organizaram, nessa semana (08), a reunião de apresentação do Plano de trabalho da empresa que ganhou licitação para elaboração de 7 Planos Municipais da Mata Atlânticas (PMMA) para a região do Lagamar, no Paraná. O objetivo é nivelar as informações e prestar o apoio para que os Planos Municipais sejam elaborados de forma a otimizar os recursos existentes.

PLANO - O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento de integração e de inclusão da questão ambiental ao sistema de planejamento das administrações municipais. O Plano deve embasar as ações públicas e privadas direcionadas à conservação da Mata Atlântica existente em cada localidade e à recuperação das áreas que foram degradadas.

Para isso, a Lei Federal nº 11.428/2006 determina que um dos principais objetivos do Plano é a indicação de estratégias e ações a serem adotadas, por meio de programas e projetos específicos.

Municípios que serão apoiados pelo Projeto no Paraná são: Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Antonina.

A elaboração dos PMMA integra o Projeto Biodiversidade e mudanças climáticas na mata atlântica, que tem a participação do Ministério do Meio Ambiente, GIZ e Banco KFW.

O projeto prevê uma série de ações no Paraná, que visam o apoio à manutenção e recuperação de serviços ecossistêmicos primordiais para o desenvolvimento econômico e para a ocupação humana, favorecendo a resiliência social frente às mudanças climáticas, reduzindo danos econômicos.

PRESENÇAS - A reunião foi organizada pela Diretoria Adjunta de Biodiversidade, que integra a Diretoria do Patrimônio Natural, e contou com a participação de integrantes da SEMA, ITCG, ÁGUAS PARANÁ, COLIT e CEMA.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo em: