Consultar débitos ambientais para emissão de certidão negativa
O que é
Esse serviço permite que você consulte a certidão negativa, documento emitido pelo Instituto Água e Terra (IAT) que informa a existência ou não de dívidas.
Você pode verificar os débitos resultantes de ilícitos autuados, transitados e julgados pelo IAT (débitos enviados ou inscritos na Dívida Ativa do Estado não estão disponíveis nessa consulta).
Quem pode consultar
Pessoa física ou jurídica.
Onde consultar
Na internet.
Como consultar e emitir
A emissão da certidão negativa é feita em duas etapas:
1. Consulta a débitos ambientais e emissão de boleto:
- clique em Consultar;
- informe o CPF ou CNPJ e os outros dados solicitados para fazer a consulta dos débitos;
- se não houver débitos, aparecerá na consulta a mensagem de que o contribuinte possui situação ambiental regular e poderá emitir a guia de recolhimento bancário referente à certidão negativa - que deverá ser paga em cinco dias;
- se houver débitos, você receberá a mensagem de que as informações não são suficientes para que se considere sua situação ambiental regular. Neste caso, você deverá entrar em contato com a Sede do IAT ou o Escritório Regional mais próximo para regularizar as pendências.
2. Emissão da certidão negativa:
- depois de 48 horas (úteis) do pagamento da taxa ambiental, acesse o site para gerar a certidão.
Atenção! A certidão negativa só será fornecida se o contribuinte estiver com a situação ambiental regular no Instituto Água e Terra.
Prazo
A certidão estará disponível em 48 horas (úteis) após o pagamento da guia de recolhimento bancário e tem validade por 30 dias, a partir da data de sua emissão.
O que diz a lei
Segundo a lei estadual nº 10.233/92, qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar a certidão negativa de débitos ambientais com o número de registro no CPF ou no CNPJ, conforme sua natureza fiscal. A certidão só será fornecida se não houver débitos ambientais pendentes no Instituto Água e Terra.
Consulte a legislação.
Forma de atendimento:
Integralmente na Internet
Quanto custa:
0,20 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná)