Após resgate em área urbana de Engenheiro Beltrão, IAT solta onça-parda na mata 24/03/2023 - 16:53

Após uma ação de resgate de três horas e uma bateria de exames, a onça-parda encontrada no alto de uma árvore no perímetro urbano de Engenheiro Beltrão, no Centro-Oeste do Estado, voltou ao seu habitat natural no fim da tarde desta quinta-feira (23). O animal, um macho com 36 quilos, jovem e saudável, foi solto em uma área de proteção ambiental da região – por questões de segurança do felino o local não pode ser divulgado.

A captura mobilizou técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e um médico veterinário anestesista. Com a área completamente isolada, as equipes precisaram usar dardos tranquilizantes e redes para conter e evitar a fuga do felino.

Estado prorroga prazo de adesão obrigatória dos municípios ao sistema do ICMS Ecológico

Após o resgate, a onça foi encaminhada para a clínica veterinária do Centro Universitário Integrado, uma faculdade de Campo Mourão, também no Centro-Oeste. A bateria de exames e coleta de sangue confirmaram que o animal estava clinicamente saudável, o que permitiu a soltura na mata.

Chefe do escritório regional do IAT de Campo Mourão, Fabiano Viudes explicou que a região em que a onça foi encontrada fica ao lado de uma Área de Proteção Ambiental (APP). Segundo ele, muito provavelmente o animal transitou durante a noite e acabou entrando em um terreno em obras, em fase de loteamento.

“Ao adentrar nessa área, o bicho chegou à última rua do perímetro urbano de Engenheiro Beltrão e se escondeu no alto de uma árvore”, disse. “Vemos a presença de animais silvestres em perímetros urbanos de uma forma bastante natural. Reforça que temos um corredor biológico”.

Com apoio do Estado, paranaenses celebram conquista de água de qualidade em casa

FAUNA SILVESTRE – Desde 2019, a fauna silvestre ganhou um novo olhar no Paraná, com a criação dos Centros de Apoio aos Animais Silvestres (CAFS) e pelo Centro de Triagem e Atendimento de Animais Silvestres (CETAS). Em 2022, o Estado regulamentou a responsabilidade para o atendimento de ocorrências envolvendo o tema nos perímetros urbanos e periurbanos, com a Resolução Conjunta Sedest/IAT nº 13/2022.

Os atendimentos devem ser feitos em situações de fauna vitimada, quando ocorrem maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular, atropelamento, entre outros. Nestes casos, são necessários assistência de médico veterinário e com encaminhamento aos CAFS e CETAS. Porém, também existem os registros de resgate e encaminhamento de animais, sem essa necessidade. Os casos mais comuns nessa situação envolvem aves, gambás e cobras, animais encontrados normalmente nas residências urbanas.