Estado apresenta ações e programas da área ambiental às associações de municípios 25/10/2021 - 15:50

Nesta sexta-feira (22), o encontro foi na Amenorte, com a apresentação dos programas de plantio de árvores, de energia renovável, de criação de parques urbanos e de esterilização de animais, além de fiscalização e ações dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Governo do Estado está realizado encontros com associações de municípios do Paraná para que prefeitos conheçam detalhes de projetos e programas da área ambiental. Nesta sexta-feira (22), as ações foram detalhadas pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, a representantes de 12 cidades da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte). Todas as associações terão a oportunidade de participar da palestra durante as próximas semanas.

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Cianorte. O secretário fez palestra com o tema Sustentabilidade e Simplicidade, detalhando soluções elaboradas pela Secretaria e pelo Instituto Água e Terra (IAT) para diversos problemas locais.

Entre os programas, o Paraná Mais Verde (recuperação de áreas degradadas com a distribuição gratuita de mudas), Energia Sustentável (desburocratiza a construção empreendimentos que geram energia com baixa emissão de Gases de Efeito Estufa), Descomplica Rural (agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo), Parques Urbanos (restauração de áreas de fundo de vale ou áreas com ações erosivas nos municípios), Previna (preservação do Patrimônio Natural do Estado e combate a incêndios), Água no Campo (perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais), Rio Vivo (preservação da vida aquática e repovoamento de rios), CastraPet Paraná (controle populacional de cães e gatos, prevenção de zoonoses), voluntariado (envolvimento da população em ações de educação ambiental voltadas aos animais silvestres) e Patrulha Ambiental (auxilia os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos).

Os prefeitos também conhecem as ações nas áreas de coleta e destinação de resíduos sólidos, fiscalização ambiental, combate à erosão urbana, fauna vitimada e turismo, além do trabalho do Governo do Estado em prol do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Para mudar a imagem do Brasil no quesito da sustentabilidade, os primeiros passos devem partir dos Estados”, disse Márcio Nunes. “O Governo do Paraná faz um trabalho diferenciado, visando recuperar a imagem do Brasil, cuidando do crescimento, desenvolvimento, geração de emprego e renda, e da melhoria da vida das pessoas, mas também preocupado com o meio ambiente e com as próximas gerações”, afirmou.

Ele ressaltou, ainda, as reuniões com as prefeituras acontecem somente agora, com a flexibilização das medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19, mas os programas e projetos foram lançados e trabalhados durante todo esse período.

AMENORTE - A entidade é presidida pelo prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, e abrange Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e Tapejara.

Na quinta-feira (21), a mesma apresentação foi feita aos alunos da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Facec), de Cianorte, durante a aula sobre sustentabilidade.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/

Márcio Nunes.