Governo do Estado promove a inclusão ambiental por meio de jardins sensoriais 25/07/2024 - 08:55

Inclusão, educação e proteção da natureza são os pilares do Núcleo de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal, do Instituto Água e Terra (IAT), que recentemente incorporou uma nova ferramenta para alcançar crianças com deficiência: o Jardim Sensorial. O espaço, inaugurado nesta semana durante o Cianorte Festival, visa promover a inclusão social e boas práticas ambientais por meio da estimulação dos sentidos – audição, olfato, tato, paladar e visão.

A atividade é gratuita e vai até esta quinta-feira (25) no espaço Novo Centro, em Cianorte, na região Noroeste. Depois disso, o Jardim Sensorial será instalado em Marumbi, no Vale do Ivaí, durante a festa de emancipação da cidade, de sexta-feira (26) a domingo (28); na Agrofest, em Santa Cecília do Pavão, Norte do Paraná, de 31 de julho a 4 de agosto; em Matinhos, no Litoral, de 1º a 4 de agosto; e paralelamente ao 1º Fórum Brasil das Águas, em Foz do Iguaçu, no Oeste, nos dias 8 e 9 de agosto.

Chefe do núcleo, Girlene Jacob destaca que a ideia da ação é integrar as crianças ao meio ambiente de uma forma mais acolhedora. “O jardim oferece uma experiência sensorial completa e educativa através de um ambiente seguro, o que traz um impacto imenso para o futuro dessas crianças. Formaremos uma geração mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e aos animais”, afirma.

O Núcleo de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal (NBEA) contou com o apoio integral do escritório regional de Cianorte (Ercia) na elaboração e execução da atividade. “Recebemos nesses dias muitas crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista que se encantaram pelo espaço e aproveitaram demais as noções de cuidado com a natureza que receberam”, acrescentou ela.

NÚCLEO – O Núcleo integra o Programa Estadual da Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Atua no planejamento de estratégias que conduzam a novos planos, projetos e ações a serem implementados nas diferentes esferas da sociedade com foco no impacto positivo do meio ambiente.

Outra linha de ação é o replanejamento do Portal Conexão Ambiental, iniciativa desenvolvida para coletar e disponibilizar informações sobre boas práticas e ações para educação ambiental e sustentabilidade; disponibilizar materiais informativos, educacionais, conteúdo de projetos, estudos e boas práticas para educação ambiental no Paraná; e fortalecer ações locais organizando e validando informações sobre experiências que visam a sustentabilidade. Uma nova página, em fase de elaboração, vai entrar no ar nos próximos meses.