No Litoral, apenas um ponto continua impróprio para banho
25/01/2019 - 11:10
Sexto boletim de balneabilidade mostra que a qualidade das águas se mantém. Somente Ponta da Pita, em Antonina, continua impróprio para banho. No Interior, não há nenhum ponto impróprio até o momento.
O sexto Boletim de Balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (25), aponta que somente Ponta da Pita, em Antonina, continua não recomendável para banho. O ponto que estava impróprio em Caiobá voltou à normalidade. No Interior, não há nenhum ponto impróprio até o momento.
LITORAL – Ponta da Pita continua impróprio para banho em razão da grande quantidade de esgoto clandestino concentrado. Em Caiobá, na altura da Rua Alvorada, o ponto voltou a ser recomendado para banho. Segundo a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, isso ocorreu por conta das primeiras chuvas que fizeram uma limpeza e levaram o esgoto para este ponto, mas acredita que agora a situação se estabilize e as águas continuem em boas condições.
Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.
IMPRÓPRIOS – Vale alertar os veranistas que além dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, o boletim mostra dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim eles estão destacados em letras maiúsculas.
INTERIOR – Os 17 pontos monitorados de praias artificiais e represas na Costa Oeste e Norte do Paraná continuam próprios para banho desde o primeiro boletim. A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.
SINALIZAÇÃO – O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras nas praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.
A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada; e a azul que a região está própria para banho.
DIVULGAÇÃO - Os boletins são divulgados todas as sextas-feiras, durante a temporada de verão e podem ser acessados pela população nos sites do IAP e da Operação Verão.
Confira a íntegra dos boletins desta semana: