Retomada de Atividades do CBH do Paraná 3 09/09/2019 - 13:40

Na última quarta-feira (04/09/19), foram realizadas duas reuniões sobre a bacia hidrográfica do Paraná 3, em Toledo. No período da manhã, ocorreu a 24ª reunião ordinária da Câmara Técnica de Acompanhamento do Plano - CTPLAN e no período da tarde, a 23ª reunião Plenária do Comitê.

PARTICIPAÇÃO - Houve expressiva participação dos atores da bacia, em ambas as reuniões, com registro de mais de 30 interessados, dentre representantes dos escritórios regionais do IAP e do AGUASPARANÁ; da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná; das Prefeituras Municipais de Diamante d’Oeste, Toledo, Pato Bragado, Guaíra, Nova Stª Rosa, Marechal Cândido Rondon (Poder Público); Sanepar, SAAE, Itaipu, LAR Coop. Agroindustrial, BRF S.A., Copagril, Ocepar (Usuários); UTFPR, Unioeste e CREA-PR (Sociedade Civil).

PAUTA – O coordenador da CTPLAN, Renato Mayer Bueno, e a presidente do CBH Paraná 3, Adriana Borges Offemann, rememoraram a todos o histórico da elaboração do plano da bacia e o estudo sobre o enquadramento dos corpos d’água. Destacaram que estava pendente a consulta pública sobre o enquadramento e sua submissão ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), reiterando a importância das reuniões do dia.

Discutiu-se a adequação da Proposta de Atualização do Enquadramento da Bacia do Paraná 3, quanto ao horizonte de planejamento para as ações: de 2044 para 2040, convergindo para o que recomenda a Resolução CERH/PR nº 101/2017. Outro destaque foi a necessidade apontada pelos participantes de se estudar, mais adequadamente, os lançamentos do setor agropecuário na bacia.

CONSULTA PÚBLICA - Um dos encaminhamentos obtidos ao fim das reuniões foi o agendamento da consulta pública sobre o enquadramento dos corpos d’água da bacia, previsto para ocorrer no dia 07 de novembro de 2019, a partir das 14h00, no Auditório da Prefeitura de Toledo. Maiores informações serão divulgadas em breve.

Saiba mais sobre o CBH do Paraná 3 em: