Verão Maior Paraná: 1,6 mil pessoas já foram impactadas por ações ambientais 07/01/2025 - 08:07
O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), levou ações de educação ambiental a 1.686 pessoas que passaram pelo Litoral entre 28 de dezembro e 5 de janeiro, como parte da programação do Verão Maior Paraná. A primeira leva de atividades ocorreu nos estandes do órgão ambiental instalados em Matinhos e Pontal do Paraná, e incluiu jogos e brincadeiras educativas para o público infantil, jardins sensoriais e a distribuição de cartilhas e folders focados na tutela responsável de animais de estimação.
As atividades integram o pacote de sustentabilidade promovido pelo Governo do Estado durante a temporada de verão, com investimento de R$ 31,6 milhões. Além da educação ambiental, há ações de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos, desassoreamento e limpeza dos canais, fiscalização e licenciamento voltadas para os sete municípios da região.
Os estandes do IAT permanecerão de forma fixa em Pontal e Matinhos até o dia 7 de fevereiro. Além disso, haverá espaços itinerantes, entre 21 e 24 de janeiro no centro receptivo da Ilha do Mel, em Paranaguá, e entre 5 e 7 de fevereiro na Praça dos Namorados, em Guaratuba.
“A educação ambiental é peça fundamental do Verão Maior Paraná. Conseguimos sensibilizar milhares de pessoas, sejam moradores ou turistas, durante a temporada, mostrar como cuidar do meio ambiente para garantir as belezas naturais do nosso Estado”, destaca a chefe do Núcleo de Educação Ambiental do IAT, Girlene Jacob.
Além dos estandes, o IAT terá uma agenda repleta de atividades educativas ao longo de todo o verão. Três ações importantes de conscientização ambiental serão realizadas em janeiro. A primeira terá como foco a conservação da restinga e a produção de mudas nativas para restauração ambiental. Será em Pontal do Paraná, no dia 15 de janeiro; em Matinhos, no dia 22; e no centro receptivo da Ilha do Mel, no dia 29.
Em 16 de janeiro, a Área de Proteção Ambiental de Guaratuba receberá uma ação voltada à sensibilização da comunidade local quanto à proteção dos guarás, ave-símbolo da cidade. Também com foco na biodiversidade, a Ilha do Mel será palco de uma atividade dedicada à conservação do jacaré-de-papo-amarelo e de serpentes, além de destacar o programa Poliniza Paraná e o controle de espécies exóticas.
A programação de janeiro será concluída com novas edições do programa de observação de pássaros Passarinhar Paraná, que acontecerão no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, em 17 de janeiro; na Ilha do Mel, no dia 24; e no Parque Estadual do Palmito, no dia 31, ambos em Paranaguá.
Para fevereiro, o órgão preparou uma série de práticas sustentáveis, como o programa “Um dia no Viveiro”, em Morretes, no dia 12, para quem quer conhecer a “fábrica de mudas” do IAT, e uma ação de plantio de mudas nativas no Parque Estadual do Palmito, no dia 19.
“Esses projetos ensinam como atitudes do dia a dia fazem a diferença. Mostramos que cada pessoa tem papel fundamental na preservação da natureza”, afirma Girlene.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o verao.pr.gov.br. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.