XXll Encob é adiado para primeiro semestre de 2021
22/04/2020 - 21:31

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias aguarda a retomada das atividades interrompidas pela pandemia do Covid-19 para definir a nova data.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) informa que o XXII Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob), previsto para acontecer em outubro desse ano, em Curitiba, foi adiado para o primeiro semestre de 2021, em decorrência da decretação de pandemia do Covid-19.

A decisão foi publicada por Carta nº 875/2020 do Fórum Nacional de Comitê de Bacias Hidrográficas. A coordenação aguarda a evolução do cenário atual para definir a nova data que depende tanto de aporte financeiro do Estado, de patrocinadores e colaboradores para subsidiar o evento, como da participação de representantes dos colegiados.

Uma das organizadoras do evento, assessora técnica da diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e chefe da divisão de Proteção de Mananciais do Instituto Água e Terra, Daniele Tortato, disse que aguarda a retomada das atividades para dar continuidade à programação. “Esperamos otimistas a retomada da normalidade, social e econômica do país. É um evento grandioso e importante diante do compromisso de preservar e garantir a exploração consciente dos nossos recursos hídricos”.

Ela ressaltou que todas as instâncias do poder público federal, estadual e municipal, sociedade civil e o setor produtivo da economia brasileira estão voltados para combater e minimizar os impactos da pandemia causados pelo coronavírus. A expectativa otimista é que o Brasil volte à normalidade somente a partir do 2º semestre deste ano, quando se espera o início do rearranjo institucional, social e econômico do país.

ENCOB - O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é um evento que tem como objetivo criar oportunidade de diálogo e troca de experiências entre seus entes, a integração dos Comitês de Bacias e a troca de experiências para a promoção da gestão integrada das águas. Nesse ano, representantes de dezesseis fóruns estaduais confirmaram presença no evento que aconteceria entre 12 e 16 de outubro.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: