Parque Estadual das Lauráceas (PEL)

Horário de Atendimento:
O parque não é aberto a visitação, salvo em casos autorizados pela Diretoria do Patrimônio Natural.

Chefe da Unidade:
Marina Gomes Rampim

Contato:
Telefone fixo: (41) 3213-3422
WhatsApp: (41) 9 9554 - 0414
E-mail: pelauraceas@iat.pr.gov.br


 

 

 

O Parque Estadual das Lauráceas (PEL) foi criado em 1979, com o objetivo de conservar importantes remanescentes de uma outrora vasta biodiversidade paranaense, e promover a visitação pública, pesquisa e educação ambiental. Lauráceas é atualmente o maior Parque estadual do Paraná, com aproximadamente 30.001 hectares sendo originalmente com uma área de apenas 9.700 hectares. O Parque passou por três decretos de ampliação. Em 1989, passou para 23.863 hectares (Decreto n° 5.894); em 1994, passou a ter 27.524 hectares (Decreto n° 4.362) e, por último, em 2009, o Parque passou pela sua última ampliação, que determinou a extensão atual de 30.001 hectares. Lauráceas é atualmente o maior Parque estadual do Paraná.

O nome adotado para o Parque Estadual das Lauráceas (PEL) foi motivado pela grande ocorrência de exemplares da família botânica “Lauraceae” (canelas em geral) na área onde se encontra a Unidade.

Inserido em uma região caracteristicamente montanhosa e com vales profundos, o PEL abriga uma extensa rede de drenagem, protegida pela Floresta Atlântica, onde também estão presentes cavernas e formações calcárias associadas a uma significativa biodiversidade. Constituindo-se um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica na região, o PEL possui atributos naturais que o enquadram em uma região estratégica em relação ao Componente Corredor Central da Mata Atlântica, estabelecido para possibilitar a efetiva conservação da diversidade biológica no Brasil.

O clima predomina subtropical úmido mesotérmico, com ocorrência de geadas severas e frequentes, sem estação seca definida; temperatura média anual entre 17°C e 18°C; pluviosidade entre 1400 a 1500 mm/ano; umidade relativa entre 80% e 85%.

O Parque Estadual das Lauráceas está inserido na porção leste da Bacia Hidrográfica do Ribeira.

A Unidade de Conservação conta com diversos atrativos, como cachoeiras, montanhas e grutas, contando também com uma vasta diversidade biológica.

Lago das Fadas
Lago das Fadas

 

 

 

Morro Jeremias
Morro Jeremias

 

 

Morro Jeremias
Morro Jeremias

 

 

Morro Jeremias
Morro Jeremias
Morro Jeremias
Morro Jeremias
Parque Estadual das Lauráceas
Parque Estadual das Lauráceas
Parque Estadual das Lauráceas
Parque Estadual das Lauráceas
Parque Estadual das Lauráceas
Parque Estadual das Lauráceas

 

A enorme biodiversidade do parque inclui grande número de espécies da fauna raras, endêmicas ou ameaçadas de extinção, como papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), jacutinga (Aburria jacutinga), curió (Sporophila angolensis), onça-parda (Puma concolor), paca (Agouti paca), queixada (Tayassu pecari) e anta (Tapirus terrestris).

Na flora, destaque para o palmito-juçara (Euterpe edulis), imbuia (Ocotea porosa) e canela-coqueiro (Ocotea catharinensis), consideradas ameaçadas.

A UC também é habitat de diversas espécies de répteis e anfíbios, além de grande variedade de insetos.

O parque não é aberto a visitação, salvo em casos autorizados pela Diretoria do Patrimônio Natural para pesquisas científicas, visitas escolares e produções jornalísticas.